sexta-feira, maio 11

Receita: Cheesecake!


Cheesecake é uma das minhas sobremesas favoritas. Gosto dela porque não é aquele doce super doce enjoativo. Ela sabe ter um equilíbrio entre o doce e o azedinho. Costumamos chamar de cheesecake todas as tortas que vão queijo. Hoje existem, eu suponho pelo menos, milhares de versões. Umas com cream cheese , outras requeijão e assim vai. Esta aqui é com ricota. Eu achei diferente, mas tão boa quanto as outras. Algumas versões levam ovo e precisam ir ao forno. Esta aqui é mais simples, precisa apenas ir pra geladeira. Mas não pense que da para fazer e comer na hora! Se pretende fazer uma cheesecake, faça com calma, e de preferência de um dia pro outro, pra ela endurecer direitinho. Que tal fazer para esse dia das mães no domingo?

Cheesecake

Vai precisar de:                                                            
180g Biscoito de maizena
250g Creme de leite
20g Gelatina em pó
200g Geléia de framboesa
350g Leite condensado
150g Manteiga
Raspas de limão a gosto
500g Queijo ricota fresco
10ml Suco de limão  
                     
O que fazer:
Processar os biscoitos até formar uma farinha. Se não tiver um processador de alimentos,  fazer o liquidificador, quebrando as bolachas e um pouco de cada vez.  Derreter a manteiga e misturar com os biscoitos. Forrar com essa massa o fundo de forma de pão-de-ló (que solta o fundo) de 25cm de diâmetro e untar as laterais com óleo ou manteiga.
Cortar a ricota em pequenos pedaços, amassar e passar por uma peneira. Juntar com o leite condensado e misturar bem. Juntar o suco de limão, as raspas e o creme de leite. Dissolver a gelatina em um pouquinho de água fria e esquentar em banho Maria, ou 8 segundos no micro-ondas.  Juntar a gelatina ao creme, colocar na forma e levar na geladeira por 5 horas.
Em uma caçarola derreter a geléia com um pouco de líquido, em torno de 2 colheres de sopa de água. A geléia deve ficar cremosa, não líquida. Quando o creme da cheesecake endurecer, retirar da geladeira e da forma e derramar a cobertura.

Você pode variar a cobertura e fazer de geléia de damasco, morango, amoras, uvas, mirtilos ou o que quiser! A minha preferida é com amoras. O que fica lindo também, é colocar algumas frutinhas frescas (de preferência do mesmo sabor da geléia) e raspas de limão! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário